Descubra por que programadores irão manter seus empregos em meio a crise

Pesquisa feita pelo IBGE no primeiro trimestre de 2020 revela um dado assustador, no Brasil a taxa de desemprego é de 12,6% da população, e em tempos de pandemia, mais de 898 mil pessoas estão na fila por um emprego.

Indo na contramão disso tudo estão as vagas na área de tecnologia, num país onde a taxa de desemprego é de quase 13%, sobram vagas e faltam profissionais para preenchê-las. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) para atingir a meta de dobrar o setor de software e serviços em seis anos, 70 mil profissionais serão demandados ao ano até 2024.

Developers
Uma reportagem veiculada no Jornal Nacional em outubro de 2017 informou que há 100 mil vagas abertas todo ano para profissionais de TI, sendo que 15 mil delas não são ocupadas por falta de pessoal qualificado.

Oferta de emprego

Porém, há uma forte incongruência entre oferta e demanda: o país forma por ano, aproximadamente 46 mil pessoas com perfil tecnológico, o mercado de tecnologia chega a ter um déficit de 24 mil profissionais por ano.

Não tem fórmula mágica, se você estudar, se dedicar,e ter disposição para aprender, você não ficará desempregado. Além de ter a chance de trabalhar de casa, pois muitos programadores conseguem tranquilamente exercer suas funções de casa, ou também trabalhar em grandes empresas que investem no mercado tecnológico e sabem do seu devido valor e importância.

Programadores possuem uma das melhores carreiras do mercado

Programadores e artistas são os únicos profissionais que tem como hobby a própria profissão.

A DevMedia é uma plataforma feita por programadores, para programadores, seja você experiente ou leigo, estamos dispostos a te ajudar a obter reconhecimento profissional, e quem sabe construir uma carreira mundialmente conhecida! Não perca tempo, comece a trilhar seu futuro agora mesmo.


Não preciso de Faculdade de T.I para trabalhar como Programador?

A resposta é não.

Empresas como Google, Apple, Facebook, Stone, Spotify, C6 Bank, IBM, Globo e entre outras gigantes da Tecnologia não exigem que o programador possua Faculdade para se aplicar as suas vagas. Isso ocorre por que as empresas perceberam que a experiência e o estudo auto didático satisfazem as suas requisições, você irá passar por alguns testes para provar suas habilidades.

Outra questão é sobre como as Faculdades de T.I não acompanham a Tecnologia, e nem é o objetivo delas, pois a Faculdade não visa atender ao mercado de trabalho. A Faculdade tem como seu objetivo te proporcionar um conhecimento teórico e científico, o que não corresponde com as necessidades do mercado. Não digo que a Faculdade é inútil, seus conceitos servem para te dar uma base científica da programação, vai te ajudar no futuro da carreira, na hora de elaborar uma tese ou até mesmo, quem sabe, ministrar aulas e criar seus próprios conceitos e metodologias de programação.

Mas para conquistar sua primeira vaga como programador ela não é necessária e não fará diferença no processo seletivo de muitas empresas.

Carreira internacional para programador: quais são as possibilidades?

Não faltam oportunidades de trabalho para desenvolvedores no Brasil, mas é um fato que lá fora há muitas boas oportunidades também. A carreira internacional para programador é um caminho que pode ser trilhado por quem busca novos desafios e novas experiências de vida.

Existe uma alta demanda por profissionais da área em vários países, como o Canadá, Holanda, Alemanha e Estados Unidos. Em muitos desses lugares, todo o processo para visto de trabalho, moradia, mudança, etc. são inclusive facilitados e gerenciados pela empresa contratante.

São mais de 200 mil vagas abertas para o setor de tecnologia em todo o Brasil

Preparação para trabalhar no exterior

Antes de pensar em começar a trabalhar para empresas de fora do Brasil, é crucial se preparar para não desperdiçar boas oportunidades. E o fundamental aqui é afiar o inglês. Mesmo para quem não quer sair do Brasil, o domínio do idioma é importante, já que as melhores referências e materiais de estudo sempre estão nessa língua.

Saber inglês é tão básico para um desenvolvedor como saber lógica de programação. Mesmo em países em que o idioma oficial é outro, é comum que o inglês seja utilizado como a língua franca no escritório. Além disso, até para conseguir trabalhos 100% remotos para empresas lá fora é necessário dominar o inglês.

Além do idioma, é preciso também se qualificar tecnicamente e investir em linguagens de programação, especialmente as mais utilizadas na área que o desenvolvedor pretende atuar.

Uma outra dica importante é se manter atualizado e acompanhar as tendências da área. Para isso, é necessário participar de eventos, meetups, acompanhar comunidades e, claro, trabalhar em empresas que sejam inovadoras.

Um programador em uma empresa retrógrada, por mais bem pago que seja, não só está deixando de evoluir, como muito provavelmente retrocedendo em suas habilidades. Não vale a pena desperdiçar oportunidades de crescer como desenvolvedor em empregos que não contribuem para a formação.

Apesar da demanda lá fora ser alta, a concorrência também é grande, portanto, é preciso ser bem qualificado e atualizado para poder disputar as melhores vagas.

Então tá esperando o que para se tornar um dos profissionais mais bem pagos do país, tendo a oportunidade de uma carreira internacional.


Sim, a carreira Programador é uma das que mais levam profissionais brasileiros para trabalhar no exterior devido a grande demanda mundial por esse profissional.

Ser um Programador é ter emprego garantido, mesmo em crise, pelos próximos 30 anos.

A DevMedia criou um teste gratuito de sua plataforma de ensino durante 7 dias. Venha se tornar um programador.

14 Comentários

Fernando Gaspar

, às 8:00 am Responder

Realmente! Conheço programadores colegas meus que estão indo trabalhar no Canadá, recebem apoio do Governos até para adquirir o primeiro imóvel e se estabelecer.

Estevão Dias

Estevão Dias

, às 2:56 pm Responder

Realmente! Sem contar na qualidade de vida do Canadá. Só é frio! Rsrss

Réulison Silva

Réulison Silva

, às 1:00 pm Responder

Eu sempre achei programação muito difícil, atualmente trabalho com Marketing. Mas vou fazer esse teste gratuito aí.

Victor Hugo

Victor Hugo

, às 9:23 am Responder

Sou programador Java há anos. Atualmente trabalho em Homeoffice junto com o pessoal da minha Equipe, nenhum dev foi mandado embora.

Estevão Dias

Estevão Dias

, às 11:23 am Responder

Aqui onde eu trampo também! Eu vi uma boa parte da galera da Administração e Vendas serem demitidos devido a crise, nem a galera do RH escapou.

Fellipe Silva

Fellipe Silva

, às 5:25 pm Responder

Quem demitiu o RH se é o RH quem demitem as pessoas? kkk

Estevão Dias

Estevão Dias

, às 7:25 pm Responder

Pois é!

Diego Souza

Diego Souza

, às 10:00 pm Responder

Não está fácil não! Já estou chegando aos 40 e trabalhava no Almoxarifado de uma loja até ser demitido. Fiz faculdade de Administração e não consigo emprego em nada. O setor está completamente parado. Será que é tarde para mudar e aprender a programar?

Mariana Ribeiro

Mariana Ribeiro

, às 8:48 pm Responder

Nossa! E os salários? Conheço programador que ganha uns 10.000. Ficaria contente com uns 4.000 por mês, são mais de R$ 100.000 por ano! Ahh meu carro zero!

Mateus Corrêa

Mateus Corrêa

, às 9:28 am Responder

Eu não entendo nada disso! É muito dificil aprender a programar? Precisa Faculdade?

Estevão Dias

Estevão Dias

, às 10:35 am Responder

Olha! A maioria das empresas não está exigindo faculdade não, normalmente existe uma pequena prova Técnica para definir se você vai entrar como Junior, Pleno ou Senior.

Eduardo Soares

Eduardo Soares

, às 12:55 am Responder

Mateus Corrêa, eu comecei como junior ganhando 3.000 reais numa empresa de Pagamento, tipo a PagSeguro. Não tenho faculdade, aprendi em cursos online.

Mateus Corrêa

Mateus Corrêa

, às 2:54 pm Responder

Olá Estevão Dias, sabe me dizer se esses 7 dias são gratuitos mesmo?

Estevão Dias

Estevão Dias

, às 10:35 am Responder

É sim Mateus Corrêa! Eu fiz e depois acabei assinando, é uma ótima maneira de começar.

Deixe um comentário

Os comentários para este artigo já foram encerrados *