Você poderá ficar sem emprego daqui a 5 anos

O mundo está mudando rapidamente, tanto é que alguns serviços que não eram disponibilizados há apenas alguns anos, hoje, já são indispensáveis, como o serviço de transporte via aplicativos de celular, por exemplo, o UBER e a 99.

As transformações também se aplicam ao trabalho, sendo que algumas funções estão deixando de ser importantes ou passando a ser executadas por robôs. Será que a sua profissão vai acabar?

Para saber quais e por que isso está acontecendo, listamos as que correm mais risco e quais as causas para essas mudanças tão profundas.

Qual a relação entre a Tecnologia e o futuro do seu emprego?

O avanço da tecnologia está tornando a vida das pessoas mais conveniente e fácil. Mas isso não quer dizer que tudo é perfeito, pois uma das consequências do uso da tecnologia é a extinção de algumas profissões que, até bem pouco tempo atrás, não só eram respeitadas, como muito bem-remuneradas.

No Brasil e países de terceiro mundo esse impacto pode ser ainda maior, por exemplo, no Brasil existem cerca de 1 milhão de motoboys e a maioria é informal. Os aplicativos de Delivery já estão na corrida para testar as suas primeiras entregas usando drones. O que seriam desse milhares de profissionais desempregasdos e sem formação técnica nas ruas, o desemprego de toda uma classse de trabalhadores será inevitável.

Programadores possuem uma das melhores médias salariais no primeiro emprego

A UBER divulgou recentemente que possui cerca de 1 milhão de motoristas no Brasil e a mesma já está fazendo testes com veículos autonomos. Somente nessa conta, seriam aproximadamente 2 milhões de desempregados daqui a 5-10 anos.

É também verdade que, devido à mesma tecnologia, algumas profissões estão surgindo e já têm grande demanda. Em resumo, é preciso estar sempre se atualizando sobre as profissões do futuro, para que não invista em uma carreira que pode não trazer o retorno esperado não só financeiramente, mas também na questão da realização pessoal.

Dentre essas profissões está o Programador, segundo a CNN Brasil:

Developers
Um estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company aponta que o Brasil é um dos mercados com a maior defasagem de profissionais de tecnologia do planeta
Quase ao mesmo tempo em que o Brasil registrava 14,8 milhões de desempregados segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área de tecnologia via um aumento de 178% no número de vagas abertas. No setor, ao contrário do restante do país, sobram vagas, mas faltam profissionais.

São mais de 200 mil vagas abertas para o setor de tecnologia em todo o Brasil

A tecnologia tem uma estreita relação com a extinção de algumas profissões, já que ela pode substituir o trabalho humano, seguindo processos de forma mais rígida e com maior produtividade.

Assim, as pessoas estão deixando de trabalhar em áreas que podem ser automatizadas para entrar em áreas mais específicas, que exigem criatividade e a inovação para entregar boas soluções para seus clientes ou clientes das empresas em que trabalham.

Quais as causas para a extinção das profissões?

A transformação digital e as rápidas mudanças que a tecnologia traz para a vida das pessoas são as maiores causadores da extinção de profissões. Para se ter uma ideia, calcula-se que 65% das crianças que hoje estão iniciando a vida escolar trabalharão em profissões que ainda nem existem. Esse dado foi fornecido pelo Relatório da Comissão Global do Futuro do Trabalho, criado em 2017.

Ainda, não é só a automação que está gerando o desaparecimento de algumas profissões. As transformações sociais, como a adoção de procedimentos mais simples no Estado, também estão contribuindo para o surgimento desse novo cenário.

Quais profissões devem desaparecer?

Todas essas transformações acarretam mudanças nas relações de trabalho. Estima-se, por exemplo, que profissões nas áreas de exatas vão crescer mais nos próximos anos.

Isso quer dizer que as pessoas que perderem suas profissões tendem a ser absorvidas em outros cargos no mercado de trabalho.

Programadores possuem uma das melhores carreiras do mercado

Como, nos próximos anos, diversas profissões muito provavelmente estarão extintas, listamos as 20 que mais estão correndo riscos. Acompanhe:

Secretário Contador Operador de telemarketing Professor de línguas estrangeiras
Motorista Porteiro Atendentes em geral Piloto de avião
Caixa de supermercado Vendedor Assistente jurídico Cartógrafo
Desenhista de eletroeletrônicos Analista de crédito/empréstimo Arquivista Bibliotecário
Escrivão Cozinheiro Garçom Barman

Em comum, todas essas profissões têm rotinas burocráticas e repetitivas, que podem ser facilmente substituídas por robôs. Até aquelas que demandam o uso do raciocínio de forma mais forte, como os pilotos de avião, contadores e assistentes jurídicos, correm risco de extinção por terem atividades que podem ser feitas por algum sistema que as substitua

A exceção fica para os profissionais contratados por CLT, uma vez que a sua extinção está relacionada à mudança na forma de trabalho, e não diretamente à tecnologia. Isso, porque as empresas vão buscar contratar por projeto, em regime de freelance, em vez de ficar com um profissional por longos períodos.

Assim, os profissionais irão em busca de trabalhar com equipes multidisciplinares e em empresas diferentes. Algumas áreas, principalmente no marketing e na publicidade e propaganda, já atuam dessa forma.

A ITmidia criou um estudo baseado em uma pesquisa feita pelo Laboratório de Aprendizado de Máquina Aplicado a Finanças e Organizações (UnB) que aponta, entre as 2,6 mil profissões que participaram da pesquisa, a probabilidade de elas serem extintas por alguma tecnologia com inteligência artificial.

Programadores possuem uma das melhores carreiras do mercado

Como me preparar para o futuro do trabalho?

Independentemente de a sua ocupação estar ou não na lista das profissões que podem deixar de existir nos próximos anos, uma coisa é certa: ela vai ser modificada pela tecnologia.

Um exemplo são os médicos-cirurgiões, que terão que operar com robôs fazendo algum tipo de atividade durante a cirurgia. Já existem até mesmo aqueles que estão sendo criados para fazer cirurgias sozinhos.

Segundo a mesma pesquisa do Laboratório da UnB, 30 milhões de empregos devem desaparecer até 2026; caso os profissionais de hoje não estejam atentos às mudanças, poderão constar na lista de desempregados, já que as empresas terão vagas de emprego somente para profissionais de outras áreas.

Algumas dicas para continuar a ser absorvido pelo mercado têm relação com a mudança na forma de trabalho. As empresas estão buscando profissionais de múltiplas habilidades, que possam ser aproveitados de maneiras variadas e que consigam contribuir holisticamente, e não apenas visualizando as suas tarefas específicas.

Além disso, a tendência é que as empresas busquem profissionais que tenham capacidade de desenvolver o autoconhecimento e interagir com outras culturas, já que, provavelmente, terão que lidar com pessoas de vários países. Outra tendência é o trabalho remoto, seja ele home office ou não. O coworking só tende a crescer com isso.

Algumas áreas devem sofrer mais alterações do que outras. Um exemplo é o TI, uma vez que a tecnologia faz parte do dia a dia das profissões desse ramo.

Já pensou em se tornar um Programador(a)?

Confira o vídeo abaixo:

Na DevMedia o usuário tem à disposição mais de 40 guias de estudos organizados nas tecnologias mais exigidas atualmente pelo mercado. Além de um suporte em tempo real para tirar qualquer dúvidas dos alunos. "Mesmo pra quem nunca programou na vida, com um pouco de dedicação diária é possível se tornar um programador em menos de 6 meses de estudo." Estima o CEO da plataforma.

Além dos cursos, em formato de artigos e video-aulas, a DevMedia também possui mais de 5000 exercícios para ajudar a fixar o conhecimento. Todos os exercícios são gamificados, os usuários são recompensados com pontos e medalhas pelas tarefas acertados e participam de um ranking dentro da Plataforma para motivar e deixar o estudo mais descontraído.

23 Comentários

Manoel da Silva

Manoel da Silva

, às 8:00 am Responder

EU trabalho como porteiro há 26 anos, nem venha com essa, espero me aposentar certinho.

Douglas Ribeiro

Douglas Ribeiro

, às 5:40 pm Responder

@Manoel da Silva Vixi, se cuida aí em tio

Bruninha

Bruninha 🍑

, às 1:00 pm Responder

Como assim, vai todo mundo virar robo?

Douglas Ribeiro

Douglas Ribeiro

, às 3:14 pm Responder

Bruninha 🍑 Sim, e a Skynet vai dominar o mundo e escravizar a humanidade

Ricardo

Ricardo

, às 3:34 pm Responder

Bruninha 🍑 liga não, mas acho que o artigo falou sobre a automação do sistemas, lá nos EUA alguns caixas de supermercados já são inteligentes e cobram automaticamente.

Carlos Magnus

Carlos Magnus

, às 9:23 am Responder

Eu tava muito perdido e em dúvida do que fazer... alguns amigos já comentaram sobre programação, e eu achava que precisava estudar anos e anos! Agora to considerando começar meus estudos o quanto antes!

Pedro Silva

Pedro Silva

, às 10:00 pm Responder

Eu não tenho faculdade e estou desempregado há 2 anos, vivo como ambulante. Hoje eu vejo a necessidade de investir numa profissão.

Tiago Silva

Tiago Silva

, às 9:28 am Responder

Trabahei há 5 anos como Auxiliar Administrativo, fui demitido devido a pandemia e esses programadores indo trabalhar exterior e tudo.

Taís Magalhães

Taís Magalhães

, às 6:09 pm Responder

Alguém sabe algum lugar onde consigo aprender programação mesmo sem ter faculdade e nunca ter tido contato com programação antes, tipo do zero mesmo.

Ricardo

Ricardo

, às 8:34 pm Responder

Taís Magalhães eu aconselho começar com HTML e CSS, lógica e algoritmo. Faz o curso da DevMedia, tô fazendo lá.

Miguel Rubro

Miguel Rubro

, às 9:38 pm Responder

Taís Magalhães tbm to fazendo curso na DevMedia, pesquisa por eles no Youtube. Os caras são muito bons!

Taís Magalhães

Taís Magalhães

, às 4:12 pm Responder

Obrigada meninos! @Miguel Rubro vou pesquisa no Youtube sim, DEVMEDIA neh?

Miguel Rubro

Miguel Rubro

, às 5:25 pm Responder

Taís Magalhães sim, isso mesmo

Pamela

Pamela

, às 11:48 am Responder

Meu irmão mais velho é programador e foi trabalhar na Spotify, na Suécia. Já estou estudando HTML e CSS.

Fernando Braga

Fernando Braga

, às 7:28 pm Responder

E eu que sou Engenheiro Civil formado pela UFRJ e estou desempregado há 2 anos e meio....😅😢 é rir pra não chorar.

Enzo Gabriel

Enzo Gabriel

, às 2:12 pm Responder

Enquanto isso as mina ganhando rios de dinheiro no TikTok com dancinha escrota... kkkk

Tomas Tibeiro

Tomas Tibeiro

, às 6:54 pm Responder

@Enzo Gabriel isso quando não criam uma conta no onlyfans... 🤣

Silvana Farias

Silvana Farias

, às 1:32 pm Responder

Até piloto de avião vai ficar emprego? Como assim, o computador vai pilotar o avião sozinho?

Douglas Ribeiro

Douglas Ribeiro

, às 5:40 pm Responder

@Silvana Farias então, hoje isso já acontece. O piloto somente fica na cabine como forma de segurança e devido a burocracia jurídica pois o avião já fica em piloto automático durante a maior parte do voo, o piloto é até obrigado a ficar com a mão no manche durante a aterrisagem e decolagem, mas quem faz tudo é uma I.A (inteligência artificial).

Silvana Farias

Silvana Farias

, às 1:32 pm Responder

Pasma! 😱

Jorge Mendonça

Jorge Mendonça

, às 9:12 pm Responder

Não tem pra onde correr, com o desemprego que já existe no Brasil, imagina a tecnologia chegando e as empresas querendo reduzir seus custos com pessoal, pois é muito barato um sistema fazer o trabalho de um humano. Programas não tem férias, 13º salário...

Simão

Simão

, às 12:27 pm Responder

Não haverá lugar no mercado de trabalho para quem não ser conectado com a tecnologia, ou faz restar somente aqueles empregos subalternos como garçom, servente, faxina... salário mínimo.

Rodrigo Moreira

Rodrigo Moreira

, às 5:26 pm Responder

Eu trabalho com Markegin Digial e até eu me vejo na necessidade de aprender a programar, hoje tudo precisa entender de código. Fui fazer um anúncio no Facebook e precisei tanto que o programador me ajudasse a colocar os códigos necessários. Sendo que eu mesmo, se soubesse, poderia fazer.

Deixe um comentário

Os comentários para este artigo já foram encerrados *